Dicas: Livros

A dica de leitura de hoje, vai para quem gosta de ler, a principio o post será voltado para todas as idades, porém recomendo todos lerem ;)
Antes de começar a lista quero informar que EU LI TODOS OS LIVROS QUE ESTOU INDICANDO parace meio tolo eu estar dizendo isso, mas vi já muita gente por aí indicando não só livros mas, muitas coisas que nunca leu/usou/experimentou.  
Vou indicar apenas 3 livros, mas os livros que indicarei, são OS MELHORES QUE JÁ LI, espero que aproveitem.

Bom vamos a lista :



1.  O ESTUDANTE


O livro ”O estudante“ narra a historia de Renato, um menino de família rica, inteligente, educado que faz obras de caridade e incentiva seus amigos a fazerem também, mas certo dia Renato sentiu uma forte dor de cabeça e um menino chamado Mário, que dizia ser seu amigo, lhe oferece um comprimido branco dizendo que é para a dor de cabeça, no inicio Renato não aceita, mas a dor de cabeça aumenta e ele acaba aceitando o comprimido. A partir deste dia Renato começa a sentir dores frequentemente e a pedir o comprimido a Mário, depois de um tempo Renato descobri que aquele comprimido era droga, mas já era tarde demais, pois Renato já estava viciado e acabou entrando para o mundo das drogas, Renato já não era mais aquele
menino educado, culto e prestativo, ele passa a tirar péssimas notas no colégio e a ficar agressivo, e por causa da mudança brusca no seu comportamento a família fica desequilibrada e o seu pai acaba cometendo uma tragédia.



  2. A Menina Que Roubava Livros


A história se passa nos anos entre 1939 e 1943, na época do Holocausto. Liesel Meminger encontrou a Morte neste período por três vezes e saiu viva das três ocasiões. A Morte, de tão impressionada, decidiu contar a história de Liesel e nos presenteou com esse livro mágico e encantador. Desde o início da vida de Liesel, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de viver. Assistiu seu irmão morrer no colo da mãe e foi largada pela mesma aos cuidados de pessoas estranhas: Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Trazia escondido em sua mala, um livro: O Manual do Coveiro. O rapaz que enterrara seu irmão deixara o livro cair na neve por distração e este foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.
E foi essa paixão pelos livros que salvaram a vida de Liesel naquele tempo de horror, quando a Alemanha estava sendo transformada diariamente pela guerra. O gosto por roubar os livros e a sede por conhecimento foram o sentido que ela precisava dar a sua vida. Além é claro do amor de Hans que se mostrou imensamente amável com ela e seu grande amigo Rudy, o namorado que nunca teve. E sempre ao seu lado, como testemunha de todo o sofrimento e poesia, estava a Morte, a narradora desta história. Simplesmente inspirador, triste e maravilhoso. No livro ressalta-se muito a força e a magia das palavras e como elas podem salvar ou condenar. Pensando nisso e ainda muito emocionada com o livro, lembrei-me de uma citação que merece ser registrada aqui:
As palavras sempre ficam. Lembre-se sempre do poder das palavras. Quem escreve constrói um castelo, e quem lê passa a habitá-lo”.
3. Carrie, A Estranha 

Carrieta "Carrie" White é uma adolescente desajustada, pois tem uma mãe opressora e fanática religiosa como único modelo. Vivendo em uma casa que mais parece um anexo de igreja católica para loucos, com um Jesus crucificado e sangrento na parece em cima do sofá, obras de arte que relatam diversas punições bíblicas para cristãos 'desviados' do caminho e um armário que cheira a vela e suor, Carrie aprendeu que os pecados da carne são punidos severamente. Por causa desse tipo de criação, a menina não consegue ser aceita pela sociedade, seja por um garoto que anda de bicicleta zombando de sua cara ou pelos meninos que a acham gorda e mal vestida.
Acontece que Carrie tinha uma vaga compreensão de um poder que só ela possuía: o dom espontâneo da Telecinésia. Ela percebeu que podia, com muito esforço, mover objetos com a mente. Tudo ficou mais claro quando, após a aula de ginástica, no banheiro do vestiário feminino, ela teve sua primeira menstruação. Sem saber o que era todo aquele sangue, achou que estava morrendo. As outras garotas começaram a xingar e jogar absorventes em cima dela, que nada podia fazer a não ser gritar histericamente (explodindo algumas lâmpadas sem querer) até que uma professora interviesse. Carrie questiona sua "mamãe" o porquê dela não ter explicado essas coisas de garota, enquanto a megera a pune por estar virando mulher e a manda pro armário rezar.

Uma das meninas que humilharam-na no banheiro, Susan Snell, se arrepende do ato e tenta se redimir, pedindo para que seu namorado a leve para o baile da escola. É nesse baile que Carrie passa pela maior provação de sua vida e usa toda a força de sua mente para se vingar daqueles que a maltrataram. 




Considerações Finais: "A Menina Que Roubava Livros" e "O Estudante" são ótimos livros e tem o final muito trágico, confesso que chorei muito quando terminei de ler "A Menina Que Roubava Livros". Já "Carrie, A Estranha" é uma história de terror misturado com um suspense, e já foi adaptado para o cinema, mas mesmo assim, o livro conta muito mais detalhes que não têm no próprio filme.

2 comentários

  1. Eu comecei a ler a Menina que roubava livros, mas não me agradou, porém não curto desisti, só preciso achar meu livro..Quero ler Carrie, a Estranha. Sobre a pergunta em meu blog, pode meninos se inscrever para equipe!
    http://www.meusdezoitoanos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Começo da Menina que roubava livros é chatinha no começo mesmo. Mas ao decorrer da história começa a ficar bem Interessante. É um dos meus livros favoritos (:

      Obrigado, já me inscrevi lá.

      Excluir