O Que Ocorre Com Nosso Corpo Na Hora De Se Aproximar De Uma Garota ?





Já notou aquele “nervoso”, aquela ansiedade ao se aproximar de uma garota?

O coração acelera, as pupilas dilatam, você treme. As mãos suam e você começa a notar que logo sua testa fará companhia a elas. Tudo parece tenso e para piorar você desconfia que irá gaguejar. Com tudo isso, você nem sequer consegue pensar no que dizer a ela, os pensamentos se desorganizam (por mais que você tenha ensaiado o que dizer). Isto é medo, muito medo. Você então repensa a situação e decide que é melhor não fazer nada a passar vergonha e assim você acaba mais uma noite sozinho.


Mas saiba que isso não é o fim do mundo e acontece com todos, nas suas primeiras investidas.

Na real o que acontece é uma série de reações fisiológicas, todas normais, liberadas pelo seu corpo.

Se notar, todas essas reações são, não como se você estivesse frente a uma garota, mas sim a um urso, um leão ou qualquer outro perigo. E é exatamente isso… (mulher é um perigo mesmo...quanto mais não seja para o nosso coração).

Nosso cérebro trabalha muito com generalizações, assim ele padroniza algumas formas de se comportar. Repare que muitas situações novas lhe provocam medo e reações parecidas às descritas no começo do artigo. O seu cérebro, assim como você, está acostumado com algumas formas de rotina, e quebrar essas rotinas causa ansiedade pelo fato de ter de se readaptar a algo novo, uma novidade, uma saída da zona de conforto.



Assim, se você não é experiente em se aproximar de garotas, o seu corpo prepara-se para fugir delas ao invés de se preparar para conseguir alguma coisa com a gatinha. Exatamente isso, tudo que é novo causa medo e tudo que causa medo, ao entender de nosso cérebro, deve ser evitado.

É só notar: entrevista de emprego, discursar em público, entre tantas outras tarefas, tudo isso, embora nos traga algo positivo depois, sempre encaramos com medo primeiramente.

Os sintomas do perigo: o coração acelera e isso ocorre para que ele bombeie mais sangue e oxigênio para os músculos ,lhe preparando para uma possível reação. Enquanto isso as pupilas dilatam, com isso seu ângulo de visão aumenta. É como se seu cérebro quisesse que você procurasse por uma saída, um lugar para escapar, se livrando assim do perigo. As pernas tremem e denunciam que você não deve ficar parado, elas estão preparadas para correr. O suor é uma forma de tornar-se esguio, quando suado você se torna mais “escorregadio”, assim caso estivesse fugindo de um animal seria mais difícil de ser pego. Você gagueja porque, para o seu cérebro, você deve fugir daquela situação nova que tanto lhe causa medo e, quando se está assim, deve-se ficar em silêncio – a gagueira é só para lembrá-lo disso. Os pensamentos são também desorganizados, isso porque para seu corpo a prioridade é fugir e não ficar pensando.

Como Proceder Então?

Na verdade, o seu cérebro se comporta dessa forma, pois aquela situação é nova. Tudo que é novo para o seu cérebro, e este acomodou-se, preferindo rejeitar algo novo do que ter de adaptar uma série de coisas para conseguir um benefício (a coragem de chegar a uma conversa boa, engatilhar um beijo e etc.). É bem mais fácil evitar tudo isso do que ter de se adaptar a toda essa estrutura e, assim, o cérebro prepara para a fuga (que é mais simples) e não para a adaptação (que dará bem mais trabalho).

Por todas essas reações do seu corpo, é provável que você realmente gagueje e não tenha o que dizer, (normalmente pensamos que será um desastre por completo. Aliás ter pensamentos desorganizados dessa forma, é mais uma armadilha do cérebro para você fugir ao invés de enfrentar o novo desafio), pois ao depararmo-nos com medo, nosso cérebro adapta-se a uma velocidade considerável (antes ele queria que você fugisse, mas a partir do momento que enfrentamos o que nos assusta, o cérebro envia uma nova ordem readaptando o nosso corpo para o enfrentamento no caso) e, dessa forma, o nervosismo e a gagueira vão dando rapidamente lugar às boas ideias, aos sorrisos, aos gestos e toda aquela baboseira normal de quem não sabe bem o que fazer ou o que dizer.

De qualquer forma aqui listamos uma serie de medidas para levar em conta, assim que sentir ansiedade frente a uma garota:

Acostume-se a isso: A partir do momento que se aproxima de garotas isso torna-se rotina, não sendo mais novidade ou algo novo e o seu cérebro já estará mais adaptado à rotina. Dessa forma as reações de medo e fuga deixam de existir, gradualmente.

Respire: Respire fundo, uma respiração lenta envia ao cérebro a mensagem de que não existe perigo, a respiração lenta também lhe permitira pensar melhor sobre toda a situação.

Espere: Dê alguns minutos de espera antes de abordar a garota. Não tire da cabeça que irá chegar nela, somente aguarde, com o tempo seu organismo irá notar que você não fugiu da situação (e continua vivinho da silva). Dessa forma, as reações fisiológicas de medo irão diminuir. Só não aguarde muito tempo para não ter o azar de ver outro homem chegar primeiro.

Beba: Bebidas alcoólicas quando ingeridas em pequenas quantidades tendem a relaxar o organismo, a desinibir e a encorajar a coisas que habitualmente temos medo (abordar novas garotas inclusive). No entanto, atente na quantidade, para não ficar com as ideias baralhadas e embaraçar-se ainda mais. Ao invés de passar a madrugada abraçado à garota vai passar abraçando o vaso.

Tenha foco: Embora muito ansioso, mantenha-se focado que irá mesmo se aproximar da garota causando assim reações de acomodação no organismo (como já citado antes). No entanto, para quem não tem o costume de abordar garotas , é interessante focar em garotas de menor destaque. No começo dê prioridade a mulheres que você sinta alguma forma de aceitação: sorrisos, troca de olhares, etc. Mas de qualquer forma não deixe de tentar; quanto mais você tenta melhor e mais calmo você fica.

Caso leve uma nega, uma tampa, um fora: É normal ficar triste, mas tente abordar outras garotas, as reações fisiológicas de medo no início podem ser ainda piores, mas abordando outra garota novamente verá que estará mais habilidoso em se aproximar e as reações de medo irão passar mais rapidamente.

Agora é só levantar e ir experimentar estas dicas. Enfrente os seus medos iniciais e aja confiante .Verá, rapidamente o esforço será recompensado.