Como gastar sem excesso.


Gastar muito, as vezes pensamos que é algo normal e que possa ser deixado de lado sem se preocupar, mas mal sabemos que isso pode ser um problema sério, tanto psicológico quanto financeiro. Primeiramente pode ser uma doença chamada "ONIOMANIA", segundo o site O aprendiz "Comprar compulsivamente é sinal de doença. Estourar o orçamento repetidamente é um vício igual ao alcoolismo. A doença tem até nome: oniomania, aquele que necessita comprar assim o dependente químico necessita da droga. O desejo incontrolável de gastar tem tratamento: inclui acompanhamento psicológico e medicação. Mas é fundamental que a pessoa reconheça que está doente e precisa de ajuda". Claro que isso não é com todos, mas pode acabar acontecendo, resolvi dar algumas dicas de como controlar os gastos!


Pense " Você precisa mesmo disso?" - Muitas vezes compramos por impulso e com isso mais para frente não se usa o que comprou, confesso que já tive essa fase, e hoje penso realmente se irei usar tal coisa, assim que você se perguntar isso, pense pois muitas vezes é um gasto a toa, talvez precisamos de dinheiro para algo mais importante.

Que tal Criar ? - Sim, isso é possível para algumas coisas, como objetos de decoração, ou até mesmo roupas (desconstruir uma peça que não uso, e criar uma nova), pode ser uma boa terapia para quem gosta de comprar tudo, sem contar que é gratificante ver o resultado do objeto ou peça pronta.

Economize - Não é do tipo que costuma a guardar dinheiro, já pensou em comprar um porquinho para guardar dinheiro, ou abrir uma conta poupança, isso deixara seu dinheiro seguro, sem contar que pode ser uma boa aposta investir em conta poupança!

Eu não vou comprar isso - Se você ver algo que é lindo, maravilhoso, mas não lhe serve para nada, não o compre, sempre memorize, "eu não preciso disso, não vou comprar" e sempre que for passar perto da onde vende o objeto ou peça inútil diga isso, afinal gastar sem precisar é desnecessário.


Bom são dicas simples que podem fazer muita diferença em tua vida, ter gastos desnecessário muitas vezes podem nos prejudicar e muito, claro que as vezes não resistimo, mas ter força de vontade é essencial para conseguir algo e não entrar em dividas desnecessária. 
Tem alguma dica?

Um comentário